quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Drogas e seus efeitos e características

As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. Seu uso sistemático traz sérias conseqüências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. É o que se chama overdose. Além das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool.

Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Em 2001, cresce o uso de crack e drogas sintéticas, como o ecstasy. Os consumidores de cocaína são os que mais procuram tratamento para se livrar da dependência, o qual é feito por meio de psicoterapias que promovem a abstinência às drogas e do uso de antidepressivos em 60% dos casos. Atualmente, cerca de 5% dos brasileiros são dependentes químicos de alguma droga. O uso de drogas é crime previsto no Código Penal Brasileiro, e os infratores estão sujeitos a penas que variam de seis meses a dois anos.

Tipos de droga - As drogas são classificadas de acordo com a ação que exercem sobre o sistema nervoso central. Elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito.

Depressoras - Substâncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o álcool, os tranqüilizantes, o ópio (extraído da planta Papoula somniferum) e seus derivados, como a morfina e a heroína.

Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos. Excitam especialmente as áreas sensorial e motora. Nesse grupo estão as anfetaminas, a cocaína (produzida das folhas da planta da coca, Erytroxylum coca) e seus derivados, como o crack.

Perturbadoras - São substâncias que fazem o cérebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucinógeno. Não alteram a velocidade dos estímulos cerebrais, mas causam perturbações na mente do usuário. Incluem a maconha, o haxixe (produzidos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (como a cola de sapateiro) e o LSD (ácido lisérgico).

Drogas com efeito misto - Combinam dois ou mais efeitos. A droga mais conhecida desse grupo é o ecstasy, metileno dioxi-metanfetamina (MDMA), que produz uma sensação ao mesmo tempo estimulante e alucinógena.

Drogas e doenças infecciosas - O uso comum de seringas para a injeção de drogas é um dos principais meios de transmissão do HIV e do vírus da hepatite B e C. Muitos países vêm implantando programas de troca ou distribuição de seringas e agulhas para o controle de epidemias. No entanto, esses programas são objeto de crítica dos que acreditam que eles incentivam o uso de drogas.

Prevenção e tratamento - Os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem. Para usuários que ainda não estão viciados, o tratamento recomendado são a psicoterapia e a participação em grupos de apoio. Para combater o vício, além das terapias são usados medicamentos que reduzem os sintomas da abstinência ou que bloqueiam os efeitos das drogas.


Resumo Extraído de Enciclopédias
Projeto Renasce Brasil

♣ Categoria Das Drogas ♣

AQUI VÃO 3 TIPOS DE DROGAS E ALGUMAS DELAS ...

♠DEPRESSORAS:bebidas alcoólicas; calmantes;codeína;barbitúricos; inalantes;

ESTIMULADORAS:anfetamina; cocaína; cafeína;

ALUCINANTES: maconha; ácido lisérgico; ayahuasca; cogumelo;

• RESUMO SOBRE AS DROGAS •

•Algumas pessoas recorrem asa drogas para tentar resolver dificuldades afetivas, familiares e sociais. Desta forma, têm sensações de prazer e poder.

•A dependência faz parte do ser humano, mas é possível evoluir para a independência e autonomia relativas. Alguns indivíduos, entretanto, não conseguem esta autonomia.

•O uso continuado de drogas altera o equilíbrio do organismo, que se adapta à presença da substância química. Os usuários tendem a aumentar as doses para manter o seu efeito. Quando a dependência atinge estágio avançado, a ausência da droga causa vários problemas ao organismo do usuário, podendo leva - lo até a morte.

•Os usuários são classificados em quatro categorias: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.

•Os usuários são classificados em quatro categorias: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.

•A prevenção ao abuso de drogas é de responsabilidade de todos: pais, professores, empresários, líderes comunitários, sindicatos, igrejas e autoridades.

•A prevenção deve ir além da informação. Precisa visar o bem - estar individual, familiar e social de todos,através de ações educativas abrangentes.

♦ Conheça Mais Sobre As Drogas Aqui ♦

o Que leva as pessoas a usarem drogas ?
As pessoas costumam invocar vários motivos para usar drogas ou abusar delas como por exemplo para se :

•estimular;
•acalmar;
•ficar acordado ou dormir
•emagrecer ou engordar;
•esquecer ou memorizar;
•fugir ou enfrentar;
•inebriar;
•inspirar;
•fortalecer;
•sentir prazer;
•aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
•agüentar situações difíceis, privações carências;
•encontrar novas sensações, novas satisfações;
•curiosidade;
•força do hábito.

Orkut

Visite Também Nossa comunidade no orkut, que tem também algumas informações importantíssimas.
Clique aqui para entra em nossa comunidade

Depoimento de um ex-drogado

Início

Bom, como não posso revelar meu nome, vou usar um pseudônimo. Meu nome começa com "Rober" e termina em "val". Tenho 23 anos. Tudo começou quando eu tinha uns 9 anos. Um amigo meu chegou com aquele papo de "experimenta depois, quando você quiser, é só parar ..." E eu fui na dele. Primeiro ele me ofereceu coisa leve. Começou me oferecendo um CD de Sertanejo. Sabe, coisa leve ... Chitãozinho e Xororó, Sula Miranda...etc. Depois de um tempo, ele me ofereceu coisas piores, Zezé de Camargo e Luciano, É o Tchan, Harmonia do Samba e muito mais. Mas, depois de muito tempo de consumo, a droga perde efeito, e você começa a querer cada vez mais e mais e mais....

A Calamidade

Sabe, depois de um tempo, eu já não queria mais saber de coisas leves. Eu queria algo novo, desafiador, que me fizesse mexer a bunda como nunca havia feito antes... Então meu "amigo" me deu o que eu queria, um CD do Só pra Contrariar. Foi a partir daí que começou a minha decadência... Quando dei por mim, já estava com a cabeça pintada de loiro, minha mão havia crescido muito em função do pandeiro, meus polegares já não se mexiam por conta de eu ficar dançando e fazendo sinais de positivo totalmente sem sentido. Quando me dei conta, já fazia parte de um grupo. Enquanto um dos viciados cantava uma "música" que não dizia nada, eu e mais 12 pessoas dançávamos, sorríamos e fazíamos sinais totalmente inúteis.

O Inferno

Como se não bastasse, este meu "amigo" disse que existia algo bem mais forte que as drogas que eu então consumia. Era tiro e queda: experimentou, retardou. Então me deu, me emprestou, um CD Furacão 2000. Num primeiro momento achei que era uma droga como outra qualquer, mas depois vi que era muito poderosa, uma droga muito forte mesmo, a pior das drogas. Quando me dei conta, estava fazendo alguns sinais extremamente libidinosos e cantando refrões de caráter ampla e declaradamente machistas, achando que isto era dança, tamanha foi minha alucinação. E, para minha surpresa, vejam só, comecei a ver coisas. Comecei a ver mulheres, muitas mulheres adorando esta droga machista e podre, dançando como nunca dançaram e fazendo os mesmos gestos libidinosos e baixos que os outros drogados. Achei que nunca mais iria me recompor, visto o tremendo estrago que esta droga causa. E é um estrago que vem de dentro para fora e de fora para dentro, ao mesmo tempo. Destrói tudo: família, amizades, baladas... Enfim, a sociedade inteira!

O Recomeço

Minha recuperação só veio através da minha Fé na própria melhora. Depois de rezar muito e participar de reuniões semanais na Galeria da 24 de maio, minha vida mudou, meu cabelo voltou ao normal, minha mão retomou seus movimentos normais, meus polegares voltaram a se mexer, e eu não fico mais sorrindo feito um idiota e fazendo coreografias ridículas. Meu maior arrependimento, porém, é que eu levei meu primo para esse submundo das porcarias sonoras. Hoje ele tem cabelo curtíssimo e loiro, usa boné e óculos escuros na testa (mesmo quando é noite), passa óleo no corpo e dubla as músicas num grupo chamado "Cadelos & Tigrãos". Eu queria aproveitar a oportunidade e aconselhar as pessoas a não se entregarem a esse tipo de "droga". E que, ao invés de encherem a cabeça com porcarias, procurem praticar esportes e ouvir músicas saudáveis,

Consumo de drogas no Brasil aumentou, diz ONU

Proporção de brasileiros que usam maconha foi a que mais cresceu.
E o país se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana.

"O consumo de drogas aumentou no Brasil nos últimos anos, na contramão da tendência mundial de estabilidade. O país também se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores. As conclusões estão em um relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Drogas e Crime, que será divulgado nesta terça-feira (26).

Segundo o estudo, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005 - o que corresponde a 860 mil pessoas de 15 a 64 anos. Os estados do Sul e Sudeste são os que concentram maiores índices de consumidores.

O uso crescente da droga no Brasil elevou os índices da América Latina. O percentual da população dessa região que diz ter consumido cocaína ao menos uma vez na vida passou de 2,3% para 2,9%, no mesmo intervalo.

Enquanto o consumo brasileiro aumentou, a produção de cocaína na América Latina sofreu uma queda de 2% entre 2005 e 2006, embora os números por país não sejam homogêneos. O cultivo de coca na Colômbia caiu 9%, mas aumentou 8% na Bolívia e 7% no Peru.

Mas foi o consumo de maconha o que mais cresceu no Brasil. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Por outro lado, a ONU indica que o número de consumidores de maconha no mundo caiu de 162 milhões, em 2004, para 159 milhões, em 2005.

Houve também aumento no consumo de anfetaminas, que chega a 0,7% dos brasileiros, e de ecstasy, consumido por 0,2% da população. As informações são do jornal 'O Estado de S. Paulo'."

"Grupo G1 de Noticias(26/06/07, São Paulo)"